Fazendo a leitura do artigo Inovações e Projeto Político-Pedagógico: Uma relação regulatória ou emancipatória? VEIGA(2003), observei que a dimensão técnica regulatória que se destaca na elaboração do ppp é uma herança da década de 1970, de base burocrática que compreende o planejamento por um caminho burocrático da educação. A característca regulatória, a racionalidade tecnicista, como afirma a autora, não atenta para a dimensão política e sociocultural do planejamento.
Vivemos em uma realidade democrática, no entanto as mudanças estão ocorrendo de forma lenta em direção a uma compreensão emancipatória ou edificante de Projeto Político-pedagógico. Precisa-se destacar o caráter de intencionalidade da ação educativa, e mais ainda a importância do enganjamento coletivo e a constante comunicação entre os saberes dos diferentes atores.
Portanto, podemos registrar os fundamentos do ppp, segundo VEIGA:
* luta pela democratização;
* atender a inclusão das diferenças;
* a escola como espaço de cooperação, com base em gestão democrática.
Deve ser pensado de forma crítica, tendo em vista atender a realidade local e superar as dificuldades com aprofundadmento teórico.
Sem comentários:
Enviar um comentário