quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A experiência de Sobral

Fazendo a leitura da Política Pública Municipal de Sobral em parceria com o Inep,
percebi que dialoga profundamente com os textos lidos durante todo o período da disciplina eepp4, uma vez que, por meio de uma ação em conjunto o município consegue resolver o problema do mal desempenho na alfabetização. Por meio de uma definição com base em dados científicos,vontade política e respeito a autonomia de cada unidade; o projeto trouxe bons resultados por meio de trabalho coletivo.
Para muitos parce uma utopia tal mudança. Neste sentido recorro ao conceito de utopia que conheci nas aulas de Política Pública e Educação. Michael Levy define:


" Utopia é um projeto político que aponta para o futuro coletivo realizável."
A educação precisa viver de utopias.
Oroslinda Maria Taranto Goular - Diretora de Tratamento e Disseminação de Informações do Inep, por meio de seu artigo Vencendo Desafio da Aprendizagem nas Séries Iniciais: A Experiência de Sobral/CE, por meio da visista em 2004, expõe a experiência que viveu na busca de registrar boas práticas educacionais no país. O ponto de partida ocorreu com a visita do Secretário de Educação do Município ao Instituto com o objetivo de alteração da realidade de dezenas de escolas em relação à questão da leitura e da escrita: a avaliação da aprendizagem e superação do analfabetismo que atingia 60% dos alunos que chegavam à quarta séries.
A essência do Projeto resulta da ação conjunta, assim como a análise de anteriores dados, tais como: projetos, programas, instrumentais, documentos internos, leis, decretos, portarias, depoimento, imagens e entrevistas com pais e alunos.
Os três eixos das ações são:
mudanças da prática pedagógica, fortalecimento da autonomia e monitoramento dos resultados por meio de indicadores.
Assim, além da redefinição do perfil do diretor e a forma de seleção, uma mudança de fundamental importância diz respeito à prática pedagógica na turma de alfabetização, a interveção na rotina. A criança desfruta de situações que a tira da posição de passividade. A sala como espaço para agir, falar, brincar,trabalhar em grupo cantar, ler e escrever, ouvir e contar histórias.
As estratégias de ensino :
Temas quinzenais;
Frases temática;
Músia.
A formação de alfabetizadores e a centralidade do professor na atividade de planejamento é outro fator importante que merece destaque.
Diante da exposição da experência de ação em conjunto, podemos ver que quando existe a valorização de cada um dos componentes aumenta-se a possibilidade de êxito e menos desgaste. Neste sentido, o filme Escritores da Liberdade transmite melhor a dificuldade de trabalho solitário.

1 comentário:

Celiane Farias disse...

Eu também aprendi na disciplina Políticas Públicas que utopia é um projeto que pode ser realizado. Acredito nisso também.
Bom trabalho, menina!

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