terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Projeto Político-Pedagógico

Projeto Político Pedagógico, Segundo GADOTTI, parte do questionamento dos fins da educação em um contexto de globalização em que se destaca o multiculturalismo, evidenciando e respeitando as diferenças para entender a dinâmica das desiguadades. Assim, o PPP existe dentro da possibilidade da construção de uma escola cidadã. Pensando a totalidade da ação educativa e construção da identidade da escola com base na sua autonomia.

Um fato fato importante que o autor chama a atenção em seu artigo: Projeto Político-Pedagógicoda escola na perspectiva de uma educação para a cidadania, é a clara distinção entre Plano e Projeto.

*Plano comprendido como um conjunto de metas e procedimentos - o instituído.
*Projeto confronta o instituído, com o instituinte, ou seja, algo que pode ser pensado e elaborado para mudar uma realidade.
Assim, o autor aborda a amplitude deste documento tão importante que carrega a característca de inacabado, portanto deve ser flexível e discutido por toda a comunidade escolar.
Os elementos facilitadores para o sucesso de um ppp, segundo o autor são:
1- comunicação;
2- adesão voluntária;
3- suporte institucional e financeiro;
4- controle, acompanhamento e avaliação;
5-uma atmosfera e ambiente favorável
6- credibilidade;
7-referencial teórico.
Neste sentido, vale citar a Experiência de Sobral/CE. Diante do problema da dificuldade com o alto índice de analfabetismo na unidade escolar; houve uma mobilização de forma muito consciente de autoridades municipais, junto ao Inep para diagnosticar práticas educativas significativas. A inovação para alterar a realidade de fracasso escolar.
A centralidade da criança no processo educativo " a escola por ela e para ela"
Este projeto pode ser considerado bem sucedido por ter sido elemento de mudança, uma vez que foi pensado em conjunto, situando a unidade dentro da realidade brasileira, os pontos de destaque são:
O diagnosticar e definir estratégias, metas e prioridades

1 comentário:

  1. Olhando seu blog também consegui entender mais sobre projeto politico pedagógico.
    Obrigada.

    ResponderEliminar